O Mal de Parkinson pode ter sua origem no Intestino?
- Psicóloga Carolina Macêdo
- 16 de dez. de 2016
- 1 min de leitura
De acordo com os cientistas do Instituto Tecnológico da Califórnia (CalTech), seguido de pesquisas realizadas na Wolfgang Goethe-University e na Universidade de Lund, certas bactérias do Sistema digestivo liberam substâncias químicas que ativam partes do cérebro, levando aos seus danos. Tais bactérias podem quebrar a fibra em ácidos graxos de cadeia curta. Estima-se que um desequilíbrio nestas substâncias aciona as células imunes do cérebro a causar danos.
Também envolvido na pesquisa, o professor Sarkis Mazmanian ressalta que seu grupo “descobriu pela primeira vez uma ligação biológica entre a microbiota do intestino e o mal de Parkinson”. Estes achados revelam que as bactérias intestinais regulam os distúrbios do movimento em camundongos e sugerem que as alterações no microbioma humano representam um fator de risco para Doença de Parkinson.

Artigo: http://www.cell.com/cell/abstract/S0092-8674(16)31590-2…
Sites relacionados: http://www.sciencealert.com/new-evidence-suggests-parkinson… (ScienceAlert) http://exame.abril.com.br/…/mal-de-parkinson-pode-comecar-…/ (Exame.com) https://maldeparkinson.med.br/doenca-de-parkinson-intestino/
Boas Conexões!








Comentários